Segunda quinzena de junho deve continuar com chuvas significativas no RS: Plantio do trigo já está a


As previsões climáticas indicam a segunda quinzena de junho também será de chuvas expressivas para o sul do país, sobretudo para o Rio Grande do Sul. O produtor que enfrentou problemas no desenvolvimento da safra de soja deste ano, por conta da falta de chuvas e altas temperaturas no Verão, agora encontra dificuldades para dar continuidade ao plantio do trigo no estado. As chuvas no Rio Grande do Sul para a época do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão acima do esperado. 

>>> Chuvas atrasam plantio do trigo em Ijuí/RS, mas área cultivada deve dobrar em 2020

Segundo Francisco de Assis Diniz - chefe do departamento de meteorologia Inmet, tanto os modelos do Inmet, como as previsões do NOAA indicam a continuidade das chuvas no Rio Grande do Sul nos próximos dias. "Os ventos impedem que as chuvas cheguem para o norte do país, além da temporada de estiagem já esperada para o Centro-Oeste e Sudeste", afirma Francisco. 

Sem força para avançar para outras regiões, os mapas do NOAA para o período entre 10 e 18 de junho, apontam chuvas de até 50 milímetros de precipitação para o Rio Grande do Sul. Também continuam previstas chuvas para Santa Catarina e Paraná, com precipitação entre 35 e 40 mm. 

Já no período entre 18 e 26 de junho, o modelo indica chuvas ainda mais expressivas para o norte do Rio Grande do Sul  - entre 50 e 70 mm. A tendência é que as chuvas também fiquem mais expressivas para Paraná e Santa Catarina. Neste período, segundo Francisco, também pode voltar a chover no Mato Grosso do Sul. "Entre os dias 20 e 23 de junho pode voltar a chover no sul do Mato Grosso do Sul, mas com volumes mais baixos, entre 10 e 20 mm e a chuva também deve durar no máximo de 1 a 2 dias na região", destaca Francisco. 


0 visualização

Associação Comercial dos Produtores e Usuários da CEASA Grande Rio e São Gonçalo

Irajá: Av. Brasil, 19.001 - Pav. 43 - Cab. Sul - (21) 3371-0122 / 3371-0156
Colubandê: Rodovia Amaral Peixoto Km 9,5 - Pav. E - (21) 2601-5994