Melancia: Valorização continua nas lavouras


As cotações da melancia continuam aumentando na roça, finalizando esta semana (13 a 17/07) com altos preços em GO e no TO. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, mesmo com o início em Lagoa da Confusão (TO), a oferta foi restrita durante a semana, devido à finalização de algumas lavouras em Uruana (GO).

Desta forma, atacadistas e compradores registraram dificuldades em relação aos carregamentos, considerando elevado o preço cobrado pelos produtores. Além disso, há também a dificuldade na comercialização do produto ao varejo – uma vez que a demanda segue fraca, cenário acentuado pelo clima mais ameno (principalmente durante a manhã) em SP.

A melancia graúda (>12 kg) foi cotada a R$ 1,04/kg em Uruana, valor 1,4% superior ao da semana passada. Já em Lagoa da Confusão, a de mesmo calibre finalizou em R$ 0,95/kg. Agentes apontam que, a partir da próxima semana, os preços podem cair – uma vez que a oferta em GO deve ser retomada, além do maior ritmo de colheita também esperado no TO. Ainda assim, tendem a permanecer em patamares remuneradores ao produtor, superando os custos unitários.

2 visualizações

Associação Comercial dos Produtores e Usuários da CEASA Grande Rio e São Gonçalo

Irajá: Av. Brasil, 19.001 - Pav. 43 - Cab. Sul - (21) 3371-0122 / 3371-0156
Colubandê: Rodovia Amaral Peixoto Km 9,5 - Pav. E - (21) 2601-5994