HF Brasil: Além do tradicional "Especial Tomate", revista traz impactos do coronavírus sobre setor


Nesta edição de junho, a equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, além de trazer o tradicional “Especial Tomate”, mostra os principais impactos nos curto e médio prazos do coronavírus sobre as cadeias acompanhadas.

ESPECIAL TOMATE – Neste ano, a Hortifruti Brasil, em parceria com a CNTM/Ibrahort (Comissão Nacional do Tomate de Mesa/Instituto Brasileiro de Horticultura), mapeou a produção de tomate de mesa no País e trouxe o perfil do produtor nacional. A radiografia da tomaticultura de mesa (a partir da página 10) tem como principais fontes o Censo Agrícola de 2017 do IBGE e dados do Hortifruti/Cepea de 2019.

CORONAVÍRUS E O SETOR DE HF – Em junho, a maioria dos estados brasileiros já flexibilizou as medidas de isolamento, o que pode favorecer parcialmente o consumo de frutas e hortaliças no Brasil. No entanto, o cenário no médio prazo ainda será muito difícil em termos econômicos, e o “novo normal” só deverá ocorrer efetivamente quando houver uma vacina contra a covid-19 disponível para todos.

E é então quando esse “novo normal” chegar que os novos padrões de consumo, provavelmente diferentes dos adotados anteriormente pelo consumidor, irão se estabelecer. Assim, é importante que agentes do setor revejam seus investimentos e decisões baseados no fato que a “normalidade econômica” vai demorar muito mais tempo que a própria pandemia – consultorias apontam que será apenas em 2022.

No curto prazo, tudo indica que o segundo semestre deste ano deve ter indicadores econômicos ainda mais negativos do que os observados atualmente, como o aumento do desemprego e a queda de poder de compra do consumidor. Portanto, entender as oportunidades e os desafios que serão delineados daqui em diante é importante para tomar as decisões mais certeiras.

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