Banana: Colheita de prata está se intensificando


O ritmo de colheita da banana prata anã está se intensificando na maioria das regiões produtoras da variedade. No geral, agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea esperam por uma produção positiva nesta "safra", em decorrência dos bons tratos culturais e do clima favorável na maioria das praças.

Até o momento, o destaque vem sendo a produção antecipada de Delfinopólis (MG), visto que o clima foi favorável ao desenvolvimento dos cachos. Produtores desta região esperam que o pico de colheita ocorra nos próximos 20 dias.

Para Norte de Minas Gerais, Bom Jesus da Lapa (BA) e Vale do São Francisco (BA/PE), o volume ainda é moderado, mas deve atingir seu pico produtivo entre a última semana do mês e a primeira quinzena de setembro. Segundo produtores de prata destas regiões, existe receio se o mercado atual será capaz de absorver o aumento da oferta, já que poderia resultar em queda de preços ainda mais acentuada do que de costume e afetar a rentabilidade.


Já em Linhares (ES), as baixas temperaturas no decorrer de julho atrasaram o desenvolvimento dos cachos. Assim, produtores esperam que o aumento da disponibilidade ocorra, somente, após a segunda quinzena de setembro.

PRATA LITORAL – No Vale do Ribeira (SP), o volume colhido de prata litoral deve seguir aumentando em agosto. Contudo, devido ao ciclone extratropical que atingiu o Norte de Santa Catarina – importante região produtora desta variedade –, a oferta nacional de prata litoral pode ser controlada, diminuindo a possibilidade de quedas acentuadas dos preços.

5 visualizações

Associação Comercial dos Produtores e Usuários da CEASA Grande Rio e São Gonçalo

Irajá: Av. Brasil, 19.001 - Pav. 43 - Cab. Sul - (21) 3371-0122 / 3371-0156
Colubandê: Rodovia Amaral Peixoto Km 9,5 - Pav. E - (21) 2601-5994